Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Agora a Sério

Um local sério para se falar das coisas sérias de todos os dias. Só para pessoas que se levam muito a sério.

Agora a Sério

Um local sério para se falar das coisas sérias de todos os dias. Só para pessoas que se levam muito a sério.

Os meses do ano

amaralrita, 07.05.15

Maio é um mês terrível para se fazer anos - para quem não faz anos em Maio.

É quase Verão, está sol, é de dia às 8 da noite e parece que todas as quintas, sextas e sábados há alguém a fazer anos.

E quando não é a festejar o aniversário, é a festejar o final das aulas, o final do estágio, o final da faculdade, é o final de tudo. Não percebo porquê tanto êxtase, também vão beber copos para celebrar o final de um livro ou de um filme? Mania deste povo que quer andar sempre na borga. E depois admira-se que está pobre quando bebeu 50 imperiais e 30 caipirinhas numa noite.

Mas toda esta discussão deu-me a inspiração para vos finalmente explicar a teoria dos meses. Sim, meus caros, os meses são como pessoas, têm características próprias, virtudes e muitos defeitos. E como tudo na vida, há pessoas de que gostamos por isso a minha opinião sobre cada mês vale o que vale (tudo, portanto).

 

Vamos então apresentar estes rapazes que nós conhecemos tão bem mas não nos apercebemos bem quem são:

 

Janeiro é um florzinha de estufa. É tão optimista que até irrita mas toda a gente cai na sua conversa de ano novo vida nova. E todos os anos quando nos encontramos é sempre a mesma conversa:

- Já não te via há um ano - mas foi ganda ano, não foi? Não fizeste nada do que tinhas planeado e estás mais gorda desde o Natal! Oh, mas continuas linda e vais ver que este ano é que vai tudo acontecer! Vais comigo para o ginásio, vais almoçar fora e devorar as saladas do Vitaminas e vamos esquecer o parvalhão do ano passado e olhar para TODOS os bonzões que vais conhecer este ano. Ah, sim, minha querida, porque este verão vai ser DE-MAIS! Juro-te, eu prometo-te que este mês vais ser tudo aquilo que tu esperas.

Sempre a mesma conversa. Janeiro é só garganta.

 

Fevereiro tem o problema de ser o irmão mais novo de Janeiro mas é um irmão mais novo adorável e que cai nas boas graças de toda a gente porque tem menos segundas-feiras. E gostamos dele porque a única coisa que faz da vida é dar prémios a cantores, actores, realizadores, produtores, artistas, etc. etc. etc. Pequeno, simpático, elogiador mas tem o grave problema de ser amante do frio. Ele até gosta de sol mas não se dá bem com o calor. Assim ele adora dias gelados mas com um sol quentinho - e quando ele aparece não dá para resistir ao seu encanto!


Março é aquele teu amigo de infância que ficas meses sem ver mas quando regressa é sempre uma festa. Podem continuar a haver guerras, acidentes, terramotos e furacões no mundo inteiro mas ele continua sempre a aparecer de mão dada com a prima Vera, com um sorriso na cara, a espalhar a sua magia, com flores, sol, campo, vento quente...ah e quando ele vem e traz-me morangos  e nêsperas? Ah passo-me com ele por me mimar tanto. E aquele truque que ele faz, de mudar a hora? Fogo, é daqueles amigos que nunca falha e que te fica no coração, para sempre.

 

Abril é o maior filho da puta que já conheci em toda a minha vida. Odeio-o e se o pudesse matar, matava-o já (só não o mato porque uma das minhas melhores amigas faz anos em Abril, mas só por isso!). Então mas ele vê o pessoal todo contente com a Primavera e aparece, dá-nos um chuto no rabo e espalha o terror com chuvas e trovoadas? Então um anda a espalhar sol e o outro vai lá e destrói tudo? Epa, que falta de respeito, a sério! É que até Fevereiro tem pena das pessoas e dá frio - agora o sacana do Abril está a marimbar-se se deixa as pessoas todas outra vez em depressão com o tempo cinzento. Que falta de sensibilidade! É que nem digo mais nada se não passo-me!

 

Maio, que já falei em cima, é o mês dos nascimentos. Maio é o salvador disto tudo. É o melhor promotor de eventos, só dá festas de aniversário, semanas académicas, jantares de finalistas, tudo. Ele abre-nos as portas para o mundo que aí vem, ele faz-nos lembrar porque é que gostamos de sair à noite com aqueles amigos que não vemos durante o ano. Maio é aquele amigo que te diz "tem calma, o pior já passou, bora curtir a vida". E com o dom de abençoar trinta mil nascimentos por ano, há sempre uma boa desculpa para sair de casa e festejar tudo, todas as noites.

 

Quando Junho chega só há três palavras a dizer: CHEGOU O VERÃO! Verão, praia, férias, cocktails, bares abertos, tudo a que temos direito. É um tipo porreiro porque quer celebrar contigo o facto de teres sobrevivo 6 meses do ano a trabalhar no duro, com os teus novos projectos e paixonetas. Ele recebe-te de braços abertos com os santos populares, os passeios em Belém, as idas ao Santini. Ele quer que tu gozes os finais de tarde que começam às oito da noite, ele quer que tu nunca chegues a casa, ele quer que uses e abuses dos calções de ganga e das havaianas. Ele é super descomprometido e tu não te importas nada com isso.

 

Mas Julho é o meu segundo bff (têm de esperar pelo primeiro mais abaixo) e resume-se em uma palavra: FESTIVALEIRO. Dá-me tantas alegrias este rapaz, ele sabe bem do que eu gosto, ele sabe exactamente como me convencer a ir passear com ele para Algés, todos os anos. Ele sabe fazer o equilíbrio entre os dias quentes e as noites amenas. Ele sabe como agradar-me, a mim e ao mundo inteiro com noites que não têm fim. Ele é todo boa vibe, boas experiências, novas pessoas. Puff não consigo dizer mal dele. Não dá para não ficarmos apaixonadas por ele.

 

Para completar o trio maravilha, temos o Agosto, mas este é o mais caladinho de todos. Ele não é tão energético como os outros irmãos, mas adora a praia e o sol. Ele é mais low-profile mas não te deixes enganar por ele, porque ele adora festas e sítios paradisíacos. O problema é que ele não corre: ele anda, rasteja, dorme. Ele é tão pacífico que parece que hibernou. O "vamos fazer alguma coisa" para ele é acordar à uma da tarde, ir para a praia para ficar na areia a dormir a sesta das quatro da tarde, ir para casa as nove da noite e depois ir para a esplanada beber uma cerveja e falar até às tantas para fazer tempo para ir comer um kebab às quatro da manhã. Ele próprio acha a sua companhia cansantiva, mas dêmos-lhe um desconto: ele tem um bronze de fazer inveja a todos.

 

E agora sim já podemos falar do meu BFF: Setembro. Ele é meu BFF porque ele sabe que eu adoro voltar a ver as pessoas de férias; eu adoro ir para a praia quando toda a gente já voltou para a cidade; eu adoro que ainda esteja calor mas já não ande a trocar de roupa três vezes por dia; eu adoro ir aos centros comerciais e ver as botas e os casacos de pêlo; eu adoro ver que a cidade já está com vida de novo; eu adoro o início das séries, os novos programas a estrear. Ele é o início de muita coisa e eu adoro nisso nele. (Estamos em Maio e eu quero muito o Verão mas o primeiro de Setembro é sempre aquela coisa).

 

Outubro podia ser mais meu amigo mas ele é bastante matreiro. Primeiro consola-te com o fim do Verão e diz-te que ainda vais ter tempo para aproveitar o sol, mas passados 15 dias, vás! Manda-te as noites com um frio gelado e lixa-te a vida. Mete-te na cabeça uma coisa e depois faz outra. É aquele gajo que te dá as más notícias - «desculpa, mas vai começar o frio». E ainda estraga-me a vida a sonhar com as botas que eu só posso comprar em Dezembro. É um gajo bacano mas não serve de muito.

 

 Novembro é aquele tipo bué curioso, já os estudos dizem que é o mês com mais aniversários - porque todos os casais celembram o Dia dos Namorados da mesma forma e os hospitais já estao preparados para o babyboom que aí vem. Ele é misterioso porque eu não faço ideia como é que ele consegue convencer meio mundo a sair de casa para o frio e a chuva. Quando ele aparece é a minha desculpa perfeita para ficar em casa, vestir o pijama quentinho, preparar o cházinho e as torradas e por-me a frente de um visor com a mantinha a ver o que me apetece. Novembro puxa pelo meu lado mais preguiçoso e é por isso que tenho um fraquinho por ele.

 

E para terminar podemos falar do meu mês: Dezembro é aquele gajo que tem tudo de errado mas tu adoras-lo na mesma. Ele é frio, nevoso, chuvoso, mas ele aquece-te o coração com as festas, os presentes, os saldos, os domingos passados a ver filmes, o endredon na tua cama, os chocolates, as rabanadas, o bacalhau....é a ruína de qualquer cintura e conta bancária, mas toda a gente o desculpa porque ele faz isto por amor, pelos amigos, pela família.

Ele diz-te que fazes bem em comer uma caixa de Ferrero Rocher em uma hora porque estás no sofá a ver o Love Actually; ele diz-te que não tem mal faltares ao ginásio porque está frio e mais vale ir para casa enroscares-te na cama; ele diz-te que podes comer rabanadas ao pequeno-almoço, almoço e jantar porque estás em família. É aquele sacana que te ilude por um mês e tu cais sempre na mesma desgraça quando chega Janeiro mas tu sabes que se não fosse assim tu não gostavas assim tanto dele.

 

Ah e claro, Dezembro é o mês em que nascem as pessoas mais awesome deste mundo (*): Steven Spielberg, Keith Richards, Walt Disney, Tom Waits, Jim Morrison, Frank Sinatra, Bill Hicks, Jane Austen, Beethoven, LeBron James, Papa Francisco, Edith Piaf, Jane Fonda, Samuel L. Jackson, Jared Leto, Lars Ulrich, Ralph Fiennes, Stan Lee, Howard Hughes, Sir Isaac Newton, Humphrey Bogart, Alex Furguson, Anthony Hopkins, Diane Von Furstenberg, eu, a minha mãe...não é preciso dizer mais, pois não?

(*) Este mês também tem a tendência de produzir ditadores mas isso são pormenores.

 

Já agora, qual é o vosso mês?